O que é Authcode

Authcode, Auth-code, Auth Code, Chave EPP ou Authinfo é um código gerado junto ao provedor que administra um domínio internacional. Este código é basicamente uma senha para autorizar a transferência de um endereço de domínio entre provedores de registro e hospedagem.

 

O que é FTP

FTP significa File Transfer Protocol (Protocolo de Transferência de Arquivos), e é uma forma bastante rápida e versátil de transferir arquivos, sendo uma das mais usadas na Internet.

Pode referir-se tanto ao protocolo quanto ao programa que implementa este protocolo (Servidor FTP, neste caso, tradicionalmente aparece em letras minúsculas, por influência do programa de transferência de arquivos do Unix)

Principais Softwares para acesso FTP

  • FileZilla
  • SmartFTP
  • LeechFTP
  • WinSCP
  • CuteFTP
 

O que é WHOIS

WHOIS é um protocolo TCP utilizado para consultar de contatos e DNS de um domínio, endereço de IP ou AS na Internet.

O WHOIS apresenta três contatos  quando é feita uma consulta, são eles Contato Administrativo (Admin Contact), Contato Técnico (Technical Contact) e Contato de Cobrança (Registrant Contact).

O WHOIS também apresenta outros informações, como status, data de registro e quando um domínio irá expirar. Também é possível conferir o provedor que administra o domínio consultado, assim como os endereços DNS e/ou IPs para o qual está apontado.

Através do WHOIS você pode conferir o status de um endereço de domínio, como por exemplo Active, Ok, Publicado, Expire, clientTransferProhibited, entre outros.

Exemplo de uma consulta WHOIS para um domínio .br

% Copyright (c) Nic.br
%  A utilização dos dados abaixo é permitida somente conforme
%  descrito no Termo de Uso (http://registro.br/termo), sendo
%  proibida a sua distribuição, comercialização ou reprodução,
%  em particular para fins publicitários ou propósitos
%  similares.
%  2014-02-19 12:35:45 (BRT -03:00)

domínio:       registro.br
titular:       Núcleo de Inf. e Coord. do Ponto BR - NIC.BR
documento:     005.506.560/0001-36
responsável:   Demi Getschko
país:          BR
c-titular:     FAN
c-admin:       FAN
c-técnico:     FAN
c-cobrança:    FAN
servidor DNS:  a.dns.br  
status DNS:    19/02/2014 AA
último AA:     19/02/2014
servidor DNS:  b.dns.br  
status DNS:    19/02/2014 AA
último AA:     19/02/2014
servidor DNS:  c.dns.br  
status DNS:    19/02/2014 AA
último AA:     19/02/2014
servidor DNS:  d.dns.br  
status DNS:    19/02/2014 AA
último AA:     19/02/2014
servidor DNS:  e.dns.br  
status DNS:    19/02/2014 AA
último AA:     19/02/2014
registro DS:   54964 RSA/SHA-1 F98A9B168BE4816B8E2E23771A9E6B79D425906E
status DS:     16/02/2014 DSOK
último OK:     16/02/2014
criado:        21/02/1999 #142485
alterado:      04/06/2007
status:        publicado

Contato (ID):  FAN
nome:          Frederico Augusto de Carvalho Neves
e-mail:        fneves@registro.br
criado:        17/12/1997
alterado:      14/01/2014

% Problemas de segurança e spam também devem ser reportados ao
% cert.br, http://cert.br/, respectivamente para cert@cert.br
% e mail-abuse@cert.br
%
% whois.registro.br aceita somente consultas diretas. Tipos
% de consultas são: dominio (.br), titular (entidade),
% ticket, provedor, contato (ID), bloco CIDR, IP e ASN.
 

O que é Entidade?

Entidade é a nomenclatura utilizada para se referir ao dono de um endereço de domínio ou IP na Internet. Uma entidade pode ser uma pessoa (Pessoa Física) ou Empresa/Instituição (Pessoa Júridica).

Exemplo:

“O Sr. João é a entidade titular do domínio xyz.com.br” significa que o Sr. João é o dono deste domínio, ou seja, o endereço está registrado em seu nome.

 

Propagação de DNS

Propagação de DNS ou Propagação dos Servidores DNS é o tempo gasto para que um determinado domínio seja publicado e esteja realmente online.

Quanto tempo?

Não existe um tempo exato, a propagação depende de vários fatores e pode demorar de 24 a 72 horas. Durante o tempo de propagação é normal ocorrer instabilidades e o domínio ficar inacessível. O tempo de propagação é o mesmo para domínio já registrados que tiveram seus servidores DNS atualizados.

Dica: Durante o período de propagação recomendamos manter o plano de hospedagem ativo para evitar que o site fique indisponível.

 

Quais os Servidores DNS do iConectado Host?

Temos vários servidores e consequentemente vários servidores DNS. Para evitar erros ou dúvidas verifique quais os servidores DNS para apontar seu domínio que estão presentes na mensagem “Dados de Acesso” que foi enviada instantes após a ativação do plano.

Caso não encontre a mensagem ou tenha dúvidas, por favor, entre em contato com o nosso atendimento. Vamos ajuda-lo(a)!

 

Qual a Diferença Entre Transferir a Administração de Um Domínio e Atualizar os Servidores DNS?

Transferir a administração do domínio:

Nesta opção você irá transferir a administração do seu domínio para o iConectado Host. Isso significa que as cobranças de renovação serão realizadas pelo iConectado Host e você poderá administrar e alterar os servidores DNS do domínio na Área do Cliente.

Ver Como Transferir Um Domínio Nacional (.BR)Como Transferir Um Domínio Internacional (.COM, .NET, .ORG)

Irei utilizar meu domínio e atualizarei os servidores DNS:

Nesta opção você mantem a administração do domínio com o seu provedor atual de registro e poderá utilizar o domínio com um dos nossos planos de hospedagem, mas será necessário atualizar os servidores DNS na página de administração do domínio, no seu provedor atual de registro. Essa opção também é a indicada para quem registrou um domínio Nacional no REGISTRO.BR

Ver Como Alterar o DNS no registro.br

 

Quais os Requisitos Para Registrar Um Domínio?

Os requisitos para registrar um domínio variam de acordo com a extensão, confira abaixo:

*.BR (.com.br, .net.br, .blog.br)

O registro de domínios, nas categorias sob o .br, está disponível para pessoas físicas (CPF) e jurídicas (CNPJ) legalmente representadas ou estabelecidas no Brasil com cadastro regular junto ao Ministério da Fazenda. As condições para a prestação do serviço são baseadas na regulamentação vigente e regidas pelo Contrato do REGISTRO.BR

.ORG.BR

O registro de domínio sob a extensão .ORG.BR está disponível somente para Entidades ou Organizações sem fins lucrativos que possam confirmar tal atividade. É necessário possui CNPJ devidamente cadastrado e regulamentando que possa comprovar a atividade da Organização. Pessoas físicas (CPF) não podem registrar domínios sob essa extensão.

.COM, .NET e .ORG

O registro de domínio sob o .COM está disponível para qualquer pessoa maior de idade no mundo. O cliente precisa fornecer um endereço de e-mail válido para confirmar o registro e um endereço físico.

.EU

O registro de domínio sob o .EU está disponível para pessoas e empresas com endereço em um país europeu. Pedidos feitos de outros endereços não poderão ser completados.

.CIM.BR, .CNT.BR, .ETI.BR, .FOT.BR, .MED.BR ou .ODO.BR

O registro de domínio sob o .CIM.BR, .CNT.BR, .ETI.BR, .FOT.BR, .MED.BR ou .ODO.BR apenas para pessoas físicas legalmente representadas ou estabelecidas no Brasil com cadastro regular junto ao Ministério da Fazenda. As condições para a prestação do serviço são baseadas na regulamentação vigente e regidas pelo Contrato do REGISTRO.BR

Clique aqui para registrar o seu domínio no iConectado Host.

 

O que é Espaço em Disco?

O Espaço em Disco é o espaço disponível para você armazenar os arquivos do seu site no plano. Neste espaço também é possível hospedar as mensagens de E-mail e os bancos de dados. Todos os arquivos e informações que compõem o seu site ficarão hospedados no plano, ocupando o espaço em disco.

O iConectado Host trabalha apenas com HDs SSD Enterprise, próprios para servidores que precisam de alto desempenho e altas taxas de leitura e gravação, garantindo o melhor desempenho e segurança dos arquivos.

Quando o uso do espaço estiver em aproximadamente 80% da capacidade, recomendamos um upgrade de plano ou compra adicional de espaço para o plano. A mudança ou compra de espaço podem ser feitas através da Área do Cliente, na opção Upgrade ou Adicionais, respectivamente.

 

O que é o Tráfego?

O Tráfego é a troca de dados entre o nosso servidor e o computador que faz essa requisição. A requisição pode ser um envio de arquivo através do FTP. O Download de uma imagem e página ao abrir o domínio. Qualquer arquivo enviado ou recebido estará consumindo banda, ou seja, tráfego.

IMPORTANTE: Não confundir tráfego Ilimitado com Processamento e Memória Ilimitada. Não são a mesma coisa.

 

O que é o Bônus presente nos planos?

Atualmente temos uma uma parceria com o Google para disponibilizarmos até R$ 150,00 em créditos para nossos clientes utilizarem e anunciarem seus sites e consequentemente seus serviços no Google AdWords. Este bônus é enviado diretamente pelo Google em até 60 dias após a ativação do plano. O Bônus é um código secreto que pode ser utilizado para criar uma conta no serviço de anúncios do Google. Após a ativação da conta, é creditado R$ 150,00 que pode ser utilizado para a criação de anúncios na rede de pesquisa do Google e de seus parceiros.O Bônus só pode ser utilizado em uma conta do Google AdWords ativa. Caso o usuário não utilize o cupom ele irá expirar e nenhuma outra oferta ou substituição será feita. O Bônus é um recurso promocional, sendo assim, não é cobrado na assinatura do plano e o valor da mesma não é alterado caso o usuário não o utilize.

 

O que é IP Dedicado?

O IP Dedicado é um endereço de IP exclusivo para acesso a um domínio na Internet ou aplicação. Alguns recursos e sistemas só funcionam com IP Dedicado.

Sistemas como WordPress, Magento, Joomla, Prestashop e sites em PHP, normalmente não precisam de IP Dedicado. Somente caso seja necessário uma conexão com alguma ferramenta externa.

Antes de assinar um IP Dedicado, converse com o seu programador para confirmar se o recurso é necessário.

Caso precise trabalhar com um IP Dedicado, a assinatura pode ser feita na Área do Cliente, na opção Adicionais.

 

O que é SSL, Certificado Digital e IP?

Temos um pacote promocional para quem desejar ter um site mais seguro e passar mais confiança aos seus leitores e clientes. Com o nosso pacote as informações trocadas entre o servidor e o cliente são criptografadas, evitando que possam ser interceptadas na conexão. O domínio também ganha o “httpS://” na frente e com o certificado o navegador informa que o site é seguro.

Exemplo: Nesta página da nossa Wiki você pode ver como ficará o seu endereço com um SSL e Certificado ativo. Confira o nosso endereço e o cadeado de segurança no navegador.

IMPORTANTE: A Solução que vendemos é completa, ou seja, na assinatura do pacote já estão inclusos o SSL, o Certificado Digital e o IP Dedicado. Alguns provedores vendem certificados por R$ 100,00/R$ 150,00, porém não é a solução completa, assim o cliente ainda precisa do SSL e IP, deixando o valor muito mais alto do que a nossa solução oferece.

IMPORTANTE: Os recursos SSL, IP Dedicado e Certificado são vendidos separadamente, sendo assim, é classificado como um recurso adicional ao plano. Estes recursos adicionais não estão inclusos na assinatura dos planos e servidores.

 

Por que uma mensagem de e-mail é classificada como Spam?

Por que uma mensagem de e-mail foi para a caixa de spam ou lixo eletrônico? Essa é a principal dúvida de quem trabalha com e-mail e principalmente para quem envia mensagens para os servidores da Microsoft (Hotmail, Live, Office, Outlook, etc). Veja algumas considerações:

O que é SPAM?

Muitos usuários de e-mail confundem Spam com e-mail bomba ou e-mail com vírus. O Spam não é um vírus. É uma mensagem de e-mail não solicitada. Pode ser aquela “oferta imperdível de celular” ou uma simples mensagem de “Oi, Tudo bem?”. Se você não pediu pra receber é Spam, principalmente quando é enviada mais de uma mensagem para a sua conta de e-mail.

Como informado, não precisa ser uma propaganda pra ser Spam. Qualquer mensagem não solicitada que você receber pode ser classificada como Spam.

Como é feita a classificação da mensagem?

Geralmente os servidores de e-mail como Yahoo, Google, Microsoft e outras gigantes do mercado terceirizam o filtro de Spam dos seus serviços de e-mails com outras empresa de proteção e monitoramento (Chamadas de RBL, termo em inglês). Esses serviços de monitoramento e proteção utilizam um sistema de nota, geralmente de 1 a 5 ou 1 a 10, que classifica cada mensagem enviada para o servidor que usa o serviço, de acordo com o seu conteúdo (Assunto, Remetente, Cabeçalho, Corpo, Conteúdo, Domínio, etc).

É importante entender que existem diversas empresas de monitoramento e diversos sistemas de nota e classificação, sendo assim, uma mensagem classificada como Spam para o Hotmail pode ser entregue normalmente no Yahoo, gMail ou até mesmo no Live. Isso ocorre porque os provedores não usam apenas uma empresa de monitoramento.

Também é muito importante saber que os usuários de e-mail podem configurar suas contas para classificar automaticamente mensagens de um determinado remetente, domínio, assunto ou até mesmo uma palavra específica na mensagem.

Exemplo:

Imagine que você configure o seu filtro de Spam para classificar qualquer mensagem com a palavra Oferta no assunto. Então toda mensagem que você receber com a palavra Oferta no assunto será classifica como spam pelo seu filtro de spam.

Como evitar que uma mensagem seja classificada como Spam?

Existem diversas maneiras de diminuir a classificação das mensagens de e-mail Como spam, segue algumas dicas:

  • Não enviar links de sites com Malware ou arquivos maliciosos
  • Não usar “encurtadores” de links
  • Quando for usar links, use o domínio do seu site, nunca o IP do servidor
  • Não envie e-mails para endereços desconhecidos
  • Não use listas de envio ou compre listas que prometem 1 milhão de e-mails válidos, etc
  • Não enviar diversas mensagens para o mesmo endereço de e-mail ou servidor
  • Não enviar a mesma mensagem para diversos remetentes

As dicas acima são apenas sugestões, mesmo que você seguir todas ainda não há garantias que a mensagem será entregue na caixa de entrada do destinatário.

A melhor forma de garantir que a sua mensagem sempre seja entregue na caixa de entrada do seu cliente ou outro destinatário é solicitar que ele adicione a sua conta de e-mail como um contato confiável dele, assim os filtros de spam irão entender que ele quer receber suas mensagens.

 

O que é IP Dedicado

Quando você utiliza uma hospedagem compartilhada, também utiliza um IP compartilhado que é fornecido para que seu domínio possa ser acessado em toda a Internet. Este IP é compartilhado com todos os usuários do servidor e funciona normalmente, porém, você deve saber que também existe o IP Dedicado e que este traz alguns benefícios para o seu domínio (Site).

Quando você usa um IP Dedicado, que é exclusivo para o seu domínio você não corre o risco de ser bloqueado nas RBLs caso outro usuário do mesmo servidor seja punido por enviar spams ou hospedar arquivos maliciosos.

O IP Dedicado também oferece acesso ao FTP direto do seu plano e acesso ao site mesmo quando o domínio não esteja respondendo ou esteja apontado para outro provedor.

O IP Dedicado ainda oferece uma pequena ajuda para melhorar a velocidade de acesso ao seu site.

Sistemas como WordPress, Magento, Joomla, Prestashop e sites em PHP, normalmente não precisam de IP Dedicado. Somente caso seja necessário uma conexão com alguma ferramenta externa.

Antes de assinar um IP Dedicado, converse com o seu programador para confirmar se o recurso é necessário.

Como Assinar Um IP Dedicado

Você pode assinar um IP Dedicado para o seu domínio na Área do Cliente, no menu Serviços, opção Serviços e Recursos Adicionais.

O período mínimo para assinatura do IP dedicado é de 3 meses (Assinatura Trimestral).

 

O que é Firewall

Firewall é uma solução de segurança baseada em Hardware ou Software que segue um conjunto de regras ou instruções, analisa o tráfego de rede para determinar quais operações de transmissão ou recepção de dados pode ser atendidas.

O Firewall pode proteger um servidor contra uma série de ações maliciosas, como Malwares, Bruteforce, logins não autorizados, acessos ou requisições não autorizadas, etc.

Todos os planos do iConectado Host possuem Firewall. Por questões de segurança o Firewall está ativo para todas as contas e não pode ser desativado.

 

Qual o Prazo Para a Ativação de um Pedido?

PHP, PHP+, Revenda e Registro de Domínio: São ativos em até 8 horas úteis após a confirmação de pagamento no sistema. As ativações são feitas pelo Departamento de Contas, entre 8h e 18h, de Segunda a Sexta. Aos Sábados, Domingos e Feriados não são feitas ativações. Pedidos realizados nos Sábados, Domingos e Feriados serão ativos no próximo dia útil dentro do prazo de 8 horas úteis.

IP Dedicado, Espaço Adicional em Disco e Memória Adicional: São ativos em até 24 horas úteis após a confirmação de pagamento no sistema. As ativações são feitas pelo Departamento de Contas, entre 8h e 18h, de Segunda a Sexta. Aos Sábados, Domingos e Feriados não são feitas ativações. Pedidos realizados nos Sábados, Domingos e Feriados serão ativos no próximo dia útil dentro do prazo de 24 horas úteis.

SSL e Certificado SSL: São ativos em até 7 dias úteis após a confirmação de pagamento no sistema. As ativações são feitas pelo Departamento de Contas, entre 8h e 18h, de Segunda a Sexta. Aos Sábados, Domingos e Feriados não são feitas ativações. Pedidos realizados nos Sábados, Domingos e Feriados serão ativos no próximo dia útil dentro do prazo de 7 dias úteis.

Servidores Cloud Hosting: São ativos em até 48 horas úteis após a confirmação de pagamento no sistema. As ativações são feitas pelo Departamento de Contas, entre 8h e 18h, de Segunda a Sexta. Aos Sábados, Domingos e Feriados não são feitas ativações. Pedidos realizados nos Sábados, Domingos e Feriados serão ativos no próximo dia útil dentro do prazo de 48 horas úteis.

Instalação Grátis do WordPress (Cortesia):  Em até 24 horas úteis após a abertura do ticket e aceitação dos termos da instalação. A instalação é feita pelo Departamento de Suporte Técnico.

IMPORTANTE: Dia útil é qualquer dia que não seja Sábado, Domingo ou Feriado no Brasil. Hora Útil é qualquer hora entre às 8h e 17h, em dias que não seja Sábado, Domingo ou Feriado no Brasil.

 

Qual o Prazo Para a Confirmação de Um Pagamento?

Boleto Bancário: Em até 3 (Três) dias úteis, independente do banco. Não existe confirmação de pagamento via Boleto na hora, mesmo quando são pagos via Internet (Internet Banking) o prazo é o mesmo, até 3 (Três) dias úteis.

Cartão de Crédito e Débito ou Transferência Online: Entre 1 minuto e 72 horas. O tempo pode variar de acordo com a política de cada banco, operadora do cartão e da política de segurança do Moip.

IMPORTANTE: Dia útil é qualquer dia que não seja Sábado, Domingo ou Feriado no Brasil.

IMPORTANTE: Todos os bancos brasileiros trabalham com o prazo de confirmação de boleto de até 3 (Três) dias úteis. É perfeitamente normal um boleto ser compensado no dia seguinte e outro demorar até o terceiro dia útil, mesmo quando pagos no mesmo dia.

IMPORTANTE: O prazo para confirmação de pagamento de Boletos realizados aos Sábados, Domingos e Feriados ou via Internet Banking, Agência ou Caixas Eletrônicos começa  a contar a partir do próximo dia útil. Exemplo: Um pagamento feito Sábado a noite via Internet Banking pode ser confirmado até quarta-feira, desde que não tenha feriado no Brasil, neste intervalo.